AMI – 34 anos a Agir, Mudar e Integrar


A AMI ambiciona “Atenuar as desigualdades e o sofrimento no Mundo, tendo o Ser Humano no centro das preocupações. Criar um mundo mais sustentável, mais harmonioso, mais inclusivo, mais tolerante, menos indiferente, menos violento.”, e para isso, procura “Levar ajuda humanitária e promover o desenvolvimento humano, tendo em conta os Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas áreas da saúde, social e ambiental, em qualquer parte do mundo, independentemente de raça, género, idade, nacionalidade, língua, política, religião, filosofia ou posição social, olhando para cada pessoa como um ser único, insubstituível, digno de atenção e cuidado.”

 

Assim se pautam a visão e a missão da AMI, uma Organização Não Governamental Portuguesa, com estatuto de fundação, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos, que, ao longo da sua existência, diversificou a sua atuação, procurando uma intervenção coerente e harmoniosa.

 

Quando decidi criar a AMI há 34 anos, a intenção era prestar assistência médica nos PALOP, alargando a nossa atuação a todo o mundo, tendo a primeira missão decorrido na Guiné-Bissau, em 1987. Porém, em 1994, apercebemo-nos da necessidade de intervir em território nacional e alargámos a área de atuação da AMI, na tentativa de minimizar os efeitos dos fenómenos da pobreza e exclusão social em Portugal.

 

Trinta e quatro anos depois, a AMI já atuou em 82 países, tendo enviado centenas de voluntários e toneladas de ajuda, apoiado milhares de pessoas em todo o mundo e promovido mais de 300 projetos; conta com 15 equipamentos e respostas sociais em Portugal, sendo que, desde 1994, já apoiou mais de 70.000 pessoas e desenvolveu mais de 30 projetos; promovendo, ainda uma cidadania ativa na área do associativismo, formação ou ambiente.

 

Hoje, mais do que nunca, estamos preparados para continuar a Agir, Mudar e Integrar para a construção de um Futuro melhor e sobretudo mais Humano. Para que milhares de pessoas continuem a ser consideradas e dignificadas, em Portugal e no Mundo.

 

 

Prof. Doutor Fernando de La Vieter Nobre

Fundador e Presidente da Fundação AMI

 

Fernando Nobre é Personalidade Cinco Estrelas 2018 na categoria “Solidariedade”

FreshMail.com
 

FreshMail.com
 

FreshMail.com